Serviço funciona há três meses e beneficia os pacientes com atendimento mais ágil. (Foto: Marília Ferreira)

Telemedicina auxilia no atendimento de pacientes da UPA Trapiche da Barra

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Serviço funciona há três meses e beneficia os pacientes com atendimento mais ágil

Agilidade no atendimento e no tratamento adequado dos pacientes. Esses são os diferenciais do serviço de Telemedicina da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em funcionamento há três meses. 

A telemedicina faz uso de tecnologias para fornecer cuidados de saúde à distância. Sua utilização nas UPAs pode ser especialmente benéfica para pacientes classificados com pulseiras azul ou verde, que são aqueles que não apresentam risco iminente e são classificados como atendimento de baixa prioridade.

Ewerton Willams, enfermeiro da UPA Trapiche da Barra, explica como funciona. “O atendimento de Telemedicina nada mais é do que um atendimento on-line. Ele é ofertado para aqueles pacientes cuja classificação de risco é representada pelas pulseiras azul ou verde”, afirmou. 

Desde o dia 11 de março, um total de 103 pacientes já passaram pelo teleatendimento da UPA Trapiche da Barra. (Foto: Freepik)
Desde o dia 11 de março, um total de 103 pacientes já passaram pelo teleatendimento da UPA Trapiche da Barra. (Foto: Freepik)

“É um atendimento que beneficia o paciente com a diminuição do tempo de espera na sala de recepção da UPA, com o encaminhamento para outros especialistas e, se precisar, com a disponibilização da receita médica durante o atendimento”, acrescenta Ewerton.

O serviço de Telemedicina é ofertado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e abrange o público de 18 a 59 anos de idade.

Vantagens da Telemedicina

Uma das principais vantagens da telemedicina nas UPAs é a redução do tempo de espera. Pacientes com condições menos graves frequentemente enfrentam longas esperas nas unidades. Com a telemedicina, consultas podem ser realizadas de forma rápida e eficiente, diminuindo significativamente o tempo de espera e agilizando o atendimento. 

Pacientes que recebem pulseira azul, em um atendimento presencial, levam, aproximadamente, 4 horas no tempo de espera, já os pacientes com a pulseira verde, levam 2 horas para o atendimento. E os pacientes que são atendidos por meio da telemedicina levam até 20 minutos para iniciar o atendimento médico na UPA.

Além disso, a telemedicina contribui para aliviar a sobrecarga das UPAs, permitindo que muitos pacientes sejam atendidos remotamente. Isso libera recursos e equipes para se concentrarem nos casos mais graves que necessitam de atenção imediata.

Como acontece o atendimento

Ao chegar na UPA, o paciente é ouvido na recepção, passa pela triagem de enfermagem, onde é feito o primeiro atendimento com levantamento de informações, e recebe uma pulseira de Classificação de Risco.

Quando classificado na cor azul ou verde, o serviço de Telemedicina é oferecido e cabe ao paciente aceitar ou recusar. (Foto: Freepik)
Quando classificado na cor azul ou verde, o serviço de Telemedicina é oferecido e cabe ao paciente aceitar ou recusar. (Foto: Freepik)

Nas teleconsultas, um médico generalista atende o paciente em um computador na própria unidade de saúde, o que evita filas e poupa tempo, pois aqueles que chegam e são classificados nas cores amarelo, laranja e vermelho são inseridos automaticamente próximos ao topo da fila de espera.

Sobre a UPA Trapiche da Barra

A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

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