UPAs TRAPICHE E BENEDITO PROMOVEM CAPACITAÇÕES INTERNAS

Getting your Trinity Audio player ready...

 Treinamentos dos profissionais da saúde seguem diretrizes internacionais

 O mês de janeiro está sendo marcado por várias ações nas UPAs gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC. A cada semana, cerca de 270 profissionais das duas unidades vão participar de uma capacitação, nas próprias unidades, para reforçar os protocolos em vigor.

 O objetivo da iniciativa é manter as equipes de saúde alinhadas com as exigências da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. A enfermeira, Isnara Bertoldo, coordenadora do núcleo de segurança do paciente, explica que a temática é a segurança do paciente.

 “Durante todo o mês vamos abordar as cinco metas internacionais de segurança do paciente: identificação segura; segurança na comunicação dos profissionais; cuidados no uso, prescrição e administração de medicamentos; higienização das mãos para evitar infecções e redução de quedas e lesões por pressão. Tudo isso é feito em dinâmicas de grupo, aprimorando os processos rotineiros”, detalha.

 Daiane Leite, enfermeira e coordenadora de enfermagem, diz que além das cinco metas já abordadas, nas próximas semanas os assuntos tratados vão estar relacionados a processos de qualidade e segurança no atendimento ao paciente.

 As capacitações são conduzidas pelas coordenações de saúde das unidades, em salas específicas.

 “Esse conjunto de ações promove melhorias específicas em áreas sensíveis da assistência hospitalar. A meta é evitar danos ao paciente e, dessa forma, evitar problemas no atendimento”, reforça.

ACREDITAÇÃO ONA

 As capacitações realizadas este mês contribuem para que as unidades tenham a acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA: um método de avaliação e certificação que promove a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões reconhecidos internacionalmente.
Atualmente, a UPA Trapiche é a única unidade de pronto atendimento de Alagoas com a acreditação da ONA e umas das cinco do Brasil. Já a UPA Benedito Bentes vai passar por esse rigoroso processo de avaliação, em busca da acreditação.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.