Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade promove capacitação para continuar com o status já adquirido
A Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Trapiche, em Maceió, é uma das cinco UPAs do Brasil acreditadas pela ONA, a Organização Nacional de Acreditação. A certificação foi obtida depois de aperfeiçoamentos promovidos pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, gestor da unidade.
Em fevereiro, a ONA vai fazer uma visita técnica para avaliar a situação da UPA. O procedimento é obrigatório para manutenção do status. Para garantir a excelência nas condições de trabalho e de atendimento, o ISAC contratou uma consultora especialista em serviços da área de saúde, com ênfase na qualidade assistencial. A enfermeira, Judith Melo, explica como desenvolve o trabalho.
“O principal objetivo da consultoria é adequar a equipe da unidade à metodologia de acreditação da ONA. Como os profissionais dessa UPA já conseguiram a acreditação, a equipe já está dentro das exigências. Por isso fazemos uma atualização de conteúdo para oportunizar a melhoria de procedimentos”, esclarece a enfermeira.
AÇÕES
A certificação da UPA Trapiche completa oito meses em fevereiro. Quando isso ocorre, a ONA envia consultores para inspecionar a unidade durante dois dias, para revalidar a acreditação. Flávia Pontes, diretora geral da unidade, explica que após a revalidação, a unidade pode requerer a ascensão para o nível dois.
“No nível um, já atendemos a todos as exigências da segurança do paciente e do ambiente, controle de riscos e implantação de protocolos organizacionais. Após a revalidação, pretendemos solicitar a progressão para o nível dois, pois já promovemos a melhoria na gestão, além de melhorias de processos internos e de educação continuada”, explica.
Com esse conjunto de ações permanentes, a UPA Trapiche mantém a credibilidade dos serviços de saúde e o atendimento com foco na qualidade e segurança. Tanto nas condições de trabalho para os colaboradores, quanto na segurança do paciente.