Getting your Trinity Audio player ready...
|
UPA Trapiche da Barra é uma das 60 unidades do país escolhidas para implantação do protocolo do Hospital Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde
Acontece na quarta-feira (30 de setembro), no auditório do Marina’s Hotel Maceió, das 07 às 16 horas, o 1º Simpósio de Manejo de Riscos à Saúde – Sepse e Segurança do Paciente promovido pala Unidade de Pronto Atendimento – UPA Trapiche da Barra, posto administrado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió.
A UPA Trapiche da Barra foi uma das 60 unidades do país escolhidas pelo Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde para implantação do projeto de sepse. O objetivo desse programa é implementar melhorias de processos que permitam aos profissionais de saúde reconhecer quando o paciente chega à UPA com sepse e resgatar rapidamente à saúde por meio de um pacote de medidas estabelecidas pelo protocolo assistencial.
“Temos feito da segurança do paciente e do cuidado centrado no paciente os diferenciais da nossa unidade. E isso vem com o Jeito ISAC de atuar, que adotou a Trilha Vital de Governança Assistencial, no qual o cuidado é uma cultura que está cada vez mais fortalecida entre nós”, revelou Flávia Pontes, diretora geral da unidade.
Tratamento
Entre as medidas que foram implantadas na unidade de emergência para a capacitação no reconhecimento e tratamento precoce da sepse estão o rastreamento da condição de casos suspeitos, a implementação de protocolo para administração precoce de antibióticos e o treinamento de equipe de alta performance capacitada para abordagem da sepse.
A atualização incluiu as medidas desejáveis como por exemplo, exames laboratoriais e administração de medicamentos, que quando empregadas adequadamente, contribuem para reduzir significantemente a taxa de mortalidade.
Vinicius Menezes, gestor de assistência e qualidade do ISAC, conta que a unidade tem sido destaque pela excelência ofertada para a segurança do paciente. “O nosso processo de governança assistencial tem evoluído de forma contínua beneficiando assim o paciente, que ganha com a qualidade e segurança do serviço prestado”.
Covid-19
Por conta da pandemia, o evento contará com distanciamento social e respeitará todas as normas sanitárias. Além disso, será transmitido on-line para outras unidades de saúde. “Estamos promovendo saúde e por isso, já orientamos todos os participantes sobre o respeito às normas relacionadas à covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento seguro”, destacou Flávia Pontes.