Getting your Trinity Audio player ready...
|
Movimento pela vida sensibiliza para o autocuidado e a prevenção em saúde nas unidades gerenciadas pelo ISAC
Os corredores da Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió (AL), foram o cenário de um importante alerta para colaboradores e usuários: o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura dos pacientes. A ação contou com a participação de estudantes da escola Santa Bárbara e fez parte da programação do “Outubro Rosa”.
As ações fazem parte do Movimento pela Vida promovido pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania que busca sensibilizar para o cuidado como cultura, no qual a prevenção é o melhor caminho. Por isso, em todas as unidades que o ISAC está presente, o alerta está sendo feito.
As campanhas de educação fazem parte da política de promoção de saúde do instituto, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população nos municípios onde está presente.
Autoexame
O toque nas mamas, cantado na música pelos corredores, é recomendado por especialistas para que as mulheres conheçam o próprio corpo e possam notar possíveis alterações nos seios. Embora não seja o principal método de rastreamento da doença, o autoexame é o primeiro passo para a identificação de nódulos em muitos casos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil. A doença é caracterizada pela multiplicação desordenada de células da mama. É o tipo mais incidente nas mulheres, mas também pode ser diagnosticado em homens, o que é raro.
Quando fazer?
O toque das mamas pode ser feito uma vez por mês, entre três e dez dias após o início da menstruação e, no caso das mulheres que não menstruam mais e dos homens, em uma data fixa.
O autoexame deve ser feito em frente ao espelho, durante o banho e quando a pessoa estiver deitada. Na frente do espelho, deve-se observar se há alteração no formato das mamas e feridas ao redor do mamilo. As outras duas posições são ideais para avaliar o aparecimento de caroços nas mamas ou axilas e secreção nos mamilos.