Cinco colaboradores da UPA mostram a mão pintada de azul. Eles estão de frente para a câmera, sendo que um deles está agachado. Atrás, há um painel branco com a marca de várias mãos na cor azul. Em cima do painel há balões azuis e a frase "dê uma mãozinha e apoie essa causa".

UPA orienta sobre prevenção do câncer de próstata

Getting your Trinity Audio player ready...

Em novembro, usuários e colaboradores participaram de palestras sobre o tema

No Brasil, cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata surgem por ano, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Diariamente, 42 homens morrem em decorrência da doença, que é o segundo tumor que mais mata homens no país.

Apesar de preocupante, esse número pode ser reduzido se adotada uma atitude simples: o autocuidado. Isso porque o diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do paciente.

A prevenção da doença, seus sintomas e forma de tratamento foram abordados em diversas palestras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra em novembro. Nas ações, usuários e colaboradores foram orientados sobre a importância de consultar um médico regularmente e da realização dos exames PSA e toque retal.

Adesão à campanha
Além disso, como forma de reconhecer tudo que foi tratado durante as ações do Novembro Azul na unidade, os colaboradores produziram um mural de apoio com a marca da mão de cada um pintada de azul.

A atitude representou um ato simbólico e o compromisso de que todos se tornarão multiplicadores das informações da campanha.

Outras unidades
Além da UPA Trapiche da Barra, outras unidades gerenciadas pelo ISAC também se mobilizaram em prol do combate ao câncer de próstata. A campanha reforçou a necessidade de se romper tabus e preconceitos relacionados ao tema.

A programação também ressaltou o papel das instituições da saúde na promoção da qualidade de vida de toda a população, sem exclusão de segmentos. Assim, durante a campanha, as unidades orientaram que a prevenção do câncer de próstata também deve fazer parte da rotina de mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.