Diversos colaboradores estão bem próximos posando de frente para a câmera. Todos usam uniforme, touca e máscara. Alguns seguram nas mãos placas com frases e desenhos relacionados à proibição do uso de adorno na unidade.

Campanha reforça proibição de adornos no ambiente hospitalar

Getting your Trinity Audio player ready...

Orientação obedece à NR 32 e visa reduzir os riscos de infecção

Com o objetivo de orientar os profissionais sobre os riscos de infecção em decorrência do uso de adornos na unidade, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra realizou mais uma edição da campanha “Adorno Zero”. A iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (18) em diversos setores da unidade, envolvendo médicos, odontólogos e colaboradores de outras áreas.

De acordo com a Norma Regulamentadora n° 32, do Ministério do Trabalho, que orienta sobre medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, é proibido utilizar no ambiente hospitalar aneis, alianças, pulseiras, relógios pessoais, colares, brincos, broches, piercings expostos e crachás pendurados com cordão.

O motivo é que esses adornos podem abrigar micro-organismos causadores de infecção, comprometendo, assim, a segurança dos pacientes e dos próprios colaboradores. É o que explica o técnico de Segurança do Trabalho, Josivan Galdino.

“Os adornos acabam sendo um reservatório de micro-organismos que serão levados para onde o colaborador for, aumentando o risco de contaminação para o colaborador e todas as pessoas com as quais ele tiver contato”, diz ele.

A campanha também reforçou a importância da higienização das mãos e de o colaborador manter as unhas aparadas, além de não usar unhas postiças ou em gel.

A programação foi coordenada pelas áreas de Educação Permanente, Segurança do Trabalho e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidente.

As ações de segurança fazem parte do programa Atitude Segura do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.