Foto com fundo preto. No centro dela está uma mulher. Ela aparece da cintura para cima, usa camisa branca e cobre o rosto com as mãos. A cabeça está abaixada.

ISAC oferece acolhimento psicológico para os colaboradores

Getting your Trinity Audio player ready...

Cuidado com a saúde mental faz parte das ações de enfrentamento à covid-19

Quem sobrevive à pandemia do novo coronavírus, de alguma forma, sente os seus reflexos. Talvez siga imune ou assintomático à ação do vírus, mas certamente vive os efeitos da nova rotina, como o distanciamento social, o desemprego, a instabilidade econômica e política e, ainda, a perda de pessoas queridas em decorrência da covid-19.

Para a ONU – Organização das Nações Unidas, é hora de ligar o alerta, pois a pandemia colocou em risco a saúde mental das pessoas. E os profissionais da saúde estão entre os que mais precisam de ajuda. Eles atuam na linha de frente do combate à covid-19 há mais de um ano e vivem uma rotina intensa, com o aumento do número de pacientes acometidos pelo vírus.

Escuta humanizada

Antes da pandemia, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania já oferecia acolhimento psicológico aos seus colaboradores.

Em 2020, o serviço foi fortalecido com a criação do programa Plantão Psicológico. É um momento de escuta do colaborador por um psicólogo. Durante o acolhimento, o profissional pode comentar sobre suas angústias, medos e preocupações. O atendimento é sigiloso.

Em Alagoas, entre julho de 2020 e março de 2021, o programa realizou mais de 250 atendimentos. O Estado reúne três das 14 unidades públicas gerenciadas pelo ISAC no Brasil. São elas: o Hospital Professor IB Gatto Falcão e as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes. As três são referência no atendimento a pacientes com covid-19.

Kelly Vilela é psicóloga do ISAC no Tocantins e atua no Plantão Psicológico. Segundo ela, o programa tem ajudado a aliviar a tensão natural causada pela pandemia. “Durante o atendimento, os colaboradores costumam relatar que se sentem melhor e que o momento de escuta é positivo”, comenta a profissional.

Cuidado em grupo 

Embora o foco do Plantão Psicológico seja individual, o atendimento também pode ocorrer em grupos.

“Os atendimentos em grupo também são positivos. Por exemplo, na campanha Janeiro Branco, conseguimos reunir equipes para falar no contexto geral de saúde mental, ou nas ações voltadas para a qualidade de vida do colaborador, também reforçamos práticas positivas para o bem-estar da mente”, explica a psicóloga organizacional Daíse Lopes.

Quando procurar atendimento?

O atendimento psicológico pode ser procurado a qualquer momento, sempre que o colaborador sentir necessidade de compartilhar suas preocupações. Basta que compareça no setor de Psicologia ou de Recursos Humanos e demande o atendimento.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.