Em primeiro plano aparece um homem, do peito para cima. Ele está gesticulando, com as mãos próximas ao peito. O homem usa camisa branca de manga comprida e tem pele clara.

ISAC lança curso on-line sobre a aplicação da LGPD na saúde

Getting your Trinity Audio player ready...

Curso aborda as práticas proibidas no ambiente de saúde em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados

Em vigor há quase um ano, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados impôs diversas mudanças para as organizações brasileiras. A área da saúde foi uma das mais afetadas pela nova lei. É que os dados de pacientes coletados em hospitais e clínicas são considerados sensíveis.

São dados como exames, condutas terapêuticas e diagnósticos, que jamais podem ser usados com finalidade diferente daquela de quando foram fornecidos.

Para orientar os seus colaboradores sobre como a LGPD se aplica ao ambiente de saúde, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania criou um curso on-line sobre a temática.

O especialista em Compliance e consultor de LGPD, José Carlos Deotti, é quem ministra o curso virtual.

O material pode ser acessado por todos os profissionais que atuam nas unidades de saúde gerenciadas pela organização social. Basta acessar o site do ISAC, entrar na Área do Colaborador e fazer login na sala de aula dos cursos EAD.

Estrutura do curso

Além de abordar a importância da nova lei, o curso detalha as situações em que a LGPD é aplicável, que tipos de dados ela protege, como deve ser feito o tratamento das informações e quais são os direitos dos titulares.

As orientações são divididas em dez módulos.

– O que é o ISAC?

– O que é LGPD?

– História da LGPD.

– Quando essa lei é aplicável?

– O que são dados pessoais?

– O que são dados sensíveis?

– O que é tratamento?

– Princípios para o tratamento de dados.

– Bases legais para o tratamento de dados aplicáveis ao ISAC.

– Direitos dos titulares.

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados reforçou as barreiras para proteção de dados e passou a exigir que as organizações se adequem às novas determinações.

Agora, sempre que solicitarem informações do cidadão, as organizações precisam informar como elas serão usadas. Além disso, elas passaram a ser responsáveis pelo tratamento desses dados.

Como ela funciona dentro de um hospital ou de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento?

Sempre que um paciente é admitido na unidade, ele fornece dados na recepção, como nome, endereço e número do cartão SUS. Durante o atendimento, o profissional da saúde pede informações mais detalhadas sobre uso de medicamento, histórico de doenças na família e exames já realizados. Se o paciente é internado, todas as informações sobre conduta terapêutica são detalhadas no prontuário.

De acordo com a LGPD, essas informações são sigilosas e jamais devem ser divulgadas sem autorização do paciente ou usadas com finalidade alheia àquele atendimento.

“Os dados referentes à saúde são considerados dados sensíveis. Então, em tese, eles são mais críticos do que os dados normais, que são nome, CPF e endereço. Por isso é muito importante resguardar as informações dos pacientes”, explica José Carlos Deotti.

Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, a Lei Geral de Proteção de Dados é um ganho para as organizações também.

“Entendemos essa conduta como uma etapa importante do cuidado com o paciente também, porque o vemos como um todo, muito além do seu quadro clínico. É uma pessoa com história, paixões, sonhos e direito de decidir sobre a própria trajetória”, argumenta Evane.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.