Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com o objetivo de difundir o conceito das metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (0MS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI), a UPA Trapiche realiza de 21 a 29 de março a primeira “Semana da Segurança do Paciente”. As atividades serão desenvolvidas e aplicadas a todos os colaboradores da UPA, utilizando um método prático, dinâmico e lúdico.
No primeiro dia, o mascote do Instituto Saúde e Cidadania (Organização que administra as UPAs de Maceió) invade as dependências da unidade divulgando a “Identificação Segura do Paciente”. A dinâmica entre os colaboradores irá lembrar que é preciso uma “comunicação efetiva” para reforçar a segunda meta estabelecida. A terceira meta será trabalhada com o reforço na atenção de “melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância”. Em tom de brincadeira, vamos perguntar se a medicação certa será aplicada no paciente certo, na dose certa, pela via certa e no horário certo.
O “Bloco Higienize as Mãos” vai difundir a importância da higienização das mãos para a “Redução do risco de infecções associadas os cuidados em saúde”, como forma de prevenção e controle das infecções. Para difundir a quinta meta, “Prevenção de danos decorrentes de quedas”, vamos identificar os pacientes mais propensos e esclarecer aos acompanhantes a importância do cuidar e ser cuidado.
“Queremos com isso ter uma referência de excelência dentro da unidade, desenvolvendo conceitos internacionais que possam consolidar nossa atenção aos pacientes”, disse Mariana Fragoso, Diretora Geral da UPA Trapiche.
Como último momento, a Upa realizará o “Simulado de Evacuação”. O treinamento será aplicado na terça-feira, dia 26 de março, às oito da manhã. Os Técnicos de Segurança do Trabalho, Douglas Teixeira e Alisson Santos, desenvolvem o plano de evacuação da unidade, como estratégia de prevenção à colaboradores e pacientes. “Vamos usar ambulâncias, foco de fogo e outros artifícios para dar fidelidade ao treinamento”, concluiu Douglas.
(Ascom UPA Trapiche)