UPA Trapiche da Barra realizou mais de 146,5 mil atendimentos em 2021

Getting your Trinity Audio player ready...

Quantitativo foi 18% superior ao realizado pela unidade em 2020

Em 2021, a UPA Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, realizou 146.529 atendimentos, sendo 75.359 consultas nas especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, 52.539 exames laboratoriais, 13.370 raios X e 5.261 eletrocardiogramas.

O quantitativo foi 18% maior que o registrado pela unidade em 2020, quando foram realizados 123.384 atendimentos.

As infecções virais foram a causa mais frequente de atendimento na unidade em 2021. Elas representaram 16% das admissões, seguido de dor aguda e diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível, calculadas em 4% e 3%, respectivamente.

Média de satisfação dos usuários foi de 98,8%

Dona Glícia Ataíde foi uma das pacientes atendidas pela UPA em 2021. Ela precisou de assistência após cair da escada e foi à unidade acompanhada pela filha Graziela.

“Da portaria até o atendimento médico, todos nos receberam muito bem. O atendimento foi ágil. A gente via o respeito ao próximo e fomos tocadas pelas frases de fé e sabedoria colocadas pelos corredores”, comentou a farmacêutica.

Como dona Glícia e a filha Graziela, 98,8% dos 4.947 usuários entrevistados em 2021 pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário ficaram satisfeitos com o atendimento prestado pela UPA Trapiche da Barra.

Covid-19: atendimentos aumentaram 112% em um ano

Referência em atendimento a pacientes com covid-19, a unidade registrou 24.368 admissões por este motivo em 2021. Em relação ao ano anterior, esse número foi 112% superior aos 11.452 registrados em 2020.

Em dezembro, com a chegada da gripe causada pelo vírus Influenza em Maceió, mais uma vez a unidade se viu diante de um cenário desafiador. O aumento da procura por atendimento lotou a UPA, sendo que as síndromes gripais representaram 45,5% dos 9.697 atendimentos realizados em todo o mês.

Laboratório é certificado pelo segundo ano consecutivo

Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas da UPA teve seu desempenho classificado como excelente pelo PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade.

A certificação atesta o compromisso de melhoria contínua do laboratório e compara os seus resultados com os de outros que participam do programa no país. A iniciativa é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Única UPA de Alagoas acreditada como ONA 2

Em julho, a unidade conquistou o nível 2 da certificação da ONA – Organização Nacional de Acreditação, tornando-se a terceira UPA do Brasil com o selo e a única do Estado de Alagoas.

Para receber a certificação Nível 2 – Acreditado Pleno, a UPA passou por um criterioso processo de avaliação que validou a excelência dos serviços prestados dentro da unidade de saúde.

Antes disso, em 2019, ela já havia sido acreditada como nível 1. Um ano depois, foi avaliada novamente e manteve a certificação, demonstrando que é possível ter um ambiente de saúde seguro, humanizado e qualificado mesmo em períodos desafiadores, como o da pandemia do novo coronavírus.

Segundo Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, 2021 foi um ano de aprendizados, conquistas e superações.

“Em meio à pandemia da covid-19, conquistamos o nível 2 da ONA. Para nós, além de motivo de muito orgulho, essa certificação é a prova de que o trabalho feito com dedicação e união é o caminho seguro para a excelência na assistência à saúde. Esse resultado vem acompanhado de muitas outras ações em que nos envolvemos para, cada vez mais, oferecer um serviço de qualidade, humanizado e seguro para o usuário”, disse a gestora.

Alguns dos projetos aos quais Flávia se refere são o LEAN, para o qual a UPA foi convidado em 2021 pelo Ministério da Saúde e que ainda será iniciado; o curso de qualificação de médicos e enfermeiros no Hospital Albert Einstein; o projeto “AVC dá sinais”, da rede alagoana de cuidados de AVC – Acidente Vascular Cerebral; a implantação do Comitê de Ética de Enfermagem; e a participação no projeto Sepse, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês, Instituto Latino-Americano da Sepse e o Institute for Healthcare Improvement.

Sobre a unidade

Com capacidade para atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.

A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Possui porte III e oferta serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.

A UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo quatro para pacientes com síndromes gripais.

A UPA Trapiche da Barra é uma das três unidades públicas de saúde gerenciadas pelo ISAC no estado de Alagoas. As outras duas são a UPA Benedito Bentes, em Maceió, e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. A primeira é custeada pela Prefeitura de Maceió e a segunda, pelo governo estadual.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.