Duas pessoas aparecem sentadas em cadeiras, de costas para câmera no lado direto da imagem. No centro, uma sala de espera com uma tela na parte superior da parede.

UPA Trapiche da Barra completa seis anos e ultrapassa a marca de 1 milhão de atendimentos

Getting your Trinity Audio player ready...

Unidade é a única UPA de Alagoas certificada como ONA 2 – Acreditado Pleno

Nesta terça-feira, 22/02, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, completa seis anos de funcionamento. Nesse período, a unidade realizou mais de 1.030.000 atendimentos, entre consultas e procedimentos. Foram mais de 663 mil atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, mais de 93 mil raios X, mais de 31 mil eletrocardiogramas e mais de 243 mil exames de análises clínicas.

Danilo Feitosa atua na UPA desde a inauguração em 2016. E é com orgulho que ele lembra da evolução da equipe na busca pela qualidade e humanização dos atendimentos.

“A unidade me abriu muitas portas e eu amo trabalhar aqui. A equipe é incrível e atua sempre buscando o melhor para o paciente. Aqui, nós trabalhamos com protocolos que nos dão respaldo para oferecer uma assistência segura e fazemos treinamentos constantes”, conta o enfermeiro.

Localizada no bairro Trapiche da Barra, um dos mais antigos da capital alagoana, a UPA tem capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia. Ela é custeada pela Prefeitura de Maceió, gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Foco no paciente

Para Flávia Pontes, diretora-geral da unidade, o foco no paciente é um dos diferenciais da UPA Trapiche da Barra.

“O nosso atendimento é focado no paciente. Buscamos atendê-lo de forma integral, a partir de um olhar multiprofissional, que coloca o usuário como protagonista no cuidado assistencial. Para oferecermos esse nível de assistência à população, adotamos protocolos, processos e fluxos baseados nas melhores evidências científicas para a promoção da segurança do paciente”, afirma a diretora-geral.

Evane Corbacho, presidente do ISAC, também comenta sobre o atendimento humanizado. “Acreditamos que a excelência em saúde passa pelo respeito e valorização das pessoas. E este é um dos pilares do nosso Jeito ISAC em todas as unidades de saúde que gerenciamos no Brasil. Além da humanização, a nossa atuação se baseia em valores como transparência, integridade, ética e qualidade assistencial. Para nós do ISAC é uma honra fazer parte da história de uma unidade que tem feito a diferença na saúde das pessoas”, argumenta a gestora.

Média de 98% de satisfação dos usuários

Em janeiro, o índice médio de satisfação dos usuários da UPA Trapiche da Barra foi de 98%. Esse indicador é mensurado mensalmente pelo SAU, responsável por receber elogios, reclamações e sugestões sobre o atendimento na unidade. O setor funciona como um canal permanente de comunicação entre a UPA e os usuários e seus familiares.

Sobre a unidade

A UPA Trapiche da Barra é a única unidade de pronto atendimento do SUS em Alagoas que é certificada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação como Nível 2 – Acreditado Pleno.
Ela é classificada como porte III e atende em regime 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, casos de urgência e emergência clínica, pediátrica, ortopédica e odontológica.
No caso das demandas de Odontologia, o atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Atualmente, a UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.