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Metodologia fortalece a comunicação entre os profissionais da unidade e favorece a alta ou transferência segura
Em busca da melhoria contínua dos atendimentos, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra adota a Visita Multi como estratégia de cuidado para ampliar a qualidade da assistência e a segurança do paciente na unidade.
A metodologia reúne à beira-leito médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, assistentes sociais e odontólogos envolvidos no tratamento do usuário, melhorando a precisão das informações compartilhadas entre eles e possibilitando a tomada de decisões em conjunto. Estudantes de Medicina e Enfermagem que fazem estágio na unidade também participam das Visitas Multi.
Nesses encontros diários, os profissionais identificam riscos e pendências, discutem o diagnóstico e a conduta terapêutica, verificam o tempo de permanência na unidade e traçam metas para a reabilitação do paciente que está sendo avaliado naquele momento.
Quando é feita a Visita Multi?
A Visita Multi é direcionada aos pacientes em atendimento na Sala Vermelha, onde são acolhidos os casos de emergência, e àqueles que estão há mais de 24 horas em atendimento na Sala Amarela.
Sempre que é possível, o processo é feito com a participação de um familiar do usuário. Ali, o acompanhante pode conversar com toda a equipe e tirar as dúvidas sobre o tratamento adotado e os cuidados que devem ser tomados após a alta ou transferência para outra unidade de saúde.
“Como somos uma unidade de pronto atendimento, o nosso foco é a estabilização dos sintomas e quadro clínico do paciente, para que ele receba alta ou seja referenciado ao setor terciário. Neste sentido, a visita vem com o objetivo de dar celeridade aos processos relacionados à saúde do paciente, promovendo o cuidado adequado”, explica Caroline Leite, coordenadora assistencial da UPA Trapiche da Barra.
Governança assistencial
A Visita Multi faz parte da Trilha Vital, política de governança assistencial do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gerencia a UPA Trapiche da Barra, unidade custeada pela Prefeitura de Maceió.
Ela está relacionada a práticas assistenciais focadas na qualidade e segurança do atendimento, humanização e satisfação dos usuários.
Gustavo Rocha, coordenador da área de Qualidade na UPA, comenta sobre os benefícios da estratégia.
“A Visita Multi traz muitos benefícios, entre eles a integração do plano de cuidado dos pacientes e o compartilhamento de informações entre os profissionais para o estabelecimento de metas e prazos. Ela também funciona, de certa forma, como direcionador de fluxo assistencial, visto que a partir dela podem ser tomadas diversas decisões, inclusive para o direcionamento, ou não, do paciente para outros níveis assistenciais”, comentou.