Visita Multi amplia segurança do paciente na UPA Trapiche da Barra

Getting your Trinity Audio player ready...

Metodologia fortalece a comunicação entre os profissionais da unidade e favorece a alta ou transferência segura

Em busca da melhoria contínua dos atendimentos, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra adota a Visita Multi como estratégia de cuidado para ampliar a qualidade da assistência e a segurança do paciente na unidade.

A metodologia reúne à beira-leito médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, assistentes sociais e odontólogos envolvidos no tratamento do usuário, melhorando a precisão das informações compartilhadas entre eles e possibilitando a tomada de decisões em conjunto. Estudantes de Medicina e Enfermagem que fazem estágio na unidade também participam das Visitas Multi.

Nesses encontros diários, os profissionais identificam riscos e pendências, discutem o diagnóstico e a conduta terapêutica, verificam o tempo de permanência na unidade e traçam metas para a reabilitação do paciente que está sendo avaliado naquele momento.

Quando é feita a Visita Multi?

A Visita Multi é direcionada aos pacientes em atendimento na Sala Vermelha, onde são acolhidos os casos de emergência, e àqueles que estão há mais de 24 horas em atendimento na Sala Amarela.

Sempre que é possível, o processo é feito com a participação de um familiar do usuário. Ali, o acompanhante pode conversar com toda a equipe e tirar as dúvidas sobre o tratamento adotado e os cuidados que devem ser tomados após a alta ou transferência para outra unidade de saúde.

“Como somos uma unidade de pronto atendimento, o nosso foco é a estabilização dos sintomas e quadro clínico do paciente, para que ele receba alta ou seja referenciado ao setor terciário. Neste sentido, a visita vem com o objetivo de dar celeridade aos processos relacionados à saúde do paciente, promovendo o cuidado adequado”, explica Caroline Leite, coordenadora assistencial da UPA Trapiche da Barra.

Governança assistencial

A Visita Multi faz parte da Trilha Vital, política de governança assistencial do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gerencia a UPA Trapiche da Barra, unidade custeada pela Prefeitura de Maceió.

Ela está relacionada a práticas assistenciais focadas na qualidade e segurança do atendimento, humanização e satisfação dos usuários.

Gustavo Rocha, coordenador da área de Qualidade na UPA, comenta sobre os benefícios da estratégia.

“A Visita Multi traz muitos benefícios, entre eles a integração do plano de cuidado dos pacientes e o compartilhamento de informações entre os profissionais para o estabelecimento de metas e prazos. Ela também funciona, de certa forma, como direcionador de fluxo assistencial, visto que a partir dela podem ser tomadas diversas decisões, inclusive para o direcionamento, ou não, do paciente para outros níveis assistenciais”, comentou.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.