Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ações educativas trazem como tema o cuidado com o lúpus, a fibromialgia, Alzheimer e leucemia
Com objetivo de sensibilizar os pacientes que aguardavam atendimento na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, os estagiários de Enfermagem realizaram uma ação educativa sobre o lúpus, a fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
A iniciativa fez parte das ações do Fevereiro Roxo e Laranja na unidade.
Fevereiro Roxo e Laranja
No mês de fevereiro a cor roxa representa a luta para sensibilização sobre o cuidado de três doenças: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer. Com sintomas e tratamento distintos, todos esses agravos têm em comum o fato de serem patologias com cura ainda desconhecida. Esse fato comum é um dos problemas que impedem o diagnóstico precoce para essas doenças.
A leucemia é um tipo de câncer que acomete os tecidos sanguíneos, acumulando células doentes na medula óssea. Hoje, esse tipo de câncer é o 9º mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. Pessoas com histórico de tratamento de cânceres com quimioterapia ou outro tipo de terapia de radiação, indivíduos com exposição a produtos químicos como benzeno, fumantes e com histórico oncológico familiar estão mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença.
Assim, por esse motivo, as unidades do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de todo o país promoveram durante o mês de fevereiro ações educativas para reforçar a importância de um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura. Assim, proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida aos portadores do agravo.
Movimento pela Vida
O Movimento pela Vida é um programa criado pela WeDo, empresa que presta apoio técnico ao ISAC, para disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde. São produzidos e disseminados materiais junto à população por meios de comunicação, com o intuito de sensibilizar sobre os cuidados com saúde.
A cada mês, um novo tema é abordado por meio do programa nas unidades. As edições anteriores já trataram da prevenção do suicídio, do câncer de mama e do câncer de próstata, do combate ao HIV/Aids e da importância da saúde mental.