Ministério da Saúde e Universidade Federal Fluminense iniciam projeto em UPAs

Getting your Trinity Audio player ready...

UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes estão entre as 50 unidades de pronto atendimento selecionadas para o segundo ciclo do Projeto Lean

O Ministério da Saúde e a UFF – Universidade Federal Fluminense iniciaram o segundo ciclo do Projeto Lean nas UPAs. Em Maceió, no Estado de Alagoas, duas unidades de pronto atendimento gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania participam da iniciativa. São elas: a UPA Trapiche da Barra e a UPA Benedito Bentes.

No dia 29/03, representantes dessas UPAs participarão de um workshop sobre a metodologia. Em abril, as 50 unidades contempladas nesta edição do projeto passarão por visita técnica e, ao longo de seis meses, terão o apoio de tutores da UFF na implantação de estratégias para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado.

Expectativa

Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes, afirma que a expectativa da equipe em relação ao Projeto Lean é alta. “O ISAC já atua com foco no atendimento seguro, de qualidade e humanizado. Com isso, o Projeto Lean vai nos ajudar nesse processo de melhoria contínua”, explica.

Já Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, comenta sobre como a iniciativa pode contribuir para ampliar a integração entre os serviços que compõem a Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

“Em Maceió, além das UPAs selecionadas, o projeto vai contar com a participação de gestores públicos locais, que poderão acompanhar a nossa evolução no decorrer do projeto e articular conosco também estratégias de melhoria”, afirma gestora.

Encontro de abertura

A abertura do segundo ciclo do Projeto Lean nas UPAs ocorreu durante uma live do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense. A instituição é parceira do Ministério da Saúde no projeto.

Durante o bate-papo, três UPAs de Guarulhos, no Estado de São Paulo, apresentaram boas práticas desenvolvidas a partir da metodologia.

O que é o projeto?

O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.

Segundo Robisom Damasceno Calado, coordenador do LabDGE-UFF, a metodologia é uma abordagem colaborativa e humanizada de melhoria contínua da gestão em saúde a partir da mudança de cultura, redução dos desperdícios e ampliação da produtividade dos profissionais.

No primeiro ciclo, o projeto atendeu 50 UPAs em todo o País. Elas foram escolhidas a partir da situação epidemiológica dos Estados e de critérios como estrutura, governança institucional e características das unidades. Nesta segunda fase do projeto, outras 50 UPAs serão contempladas pela iniciativa em nove Estados.

Sobre as UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes

As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió, gerenciadas pelo ISAC e vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Elas funcionam 24h, nos sete dias da semana, atendendo casos de urgência e emergência nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria. No caso das demandas de Odontologia, o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 19h.

As duas UPAs são acreditadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA Benedito Bentes é certificada como Nível 1 – Acreditado e a UPA Trapiche da Barra como Nível 2 – Acreditado Pleno.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.