Getting your Trinity Audio player ready...
|
Semana de Enfermagem teve gincana, rodas de conversa, cinema e sessões de bem-estar
Filmes, rodas de conversa, gincana e sessões de yoga e massoterapia fizeram parte da programação especial da Semana da Enfermagem na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, no Estado de Alagoas. A homenagem foi promovida pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que está à frente da gestão da unidade.
As discussões feitas durante a programação seguiram os eixos temáticos propostos pela Associação Brasileira de Enfermagem: as modificações impactantes para a área diante do cenário da covid-19 e como os profissionais enfrentarão o contexto pós-pandêmico.
Gincana
Uma gincana dividiu a área assistencial em grupos para realização de tarefas ao longo da programação. Foram formadas cinco equipes, cada uma com quatro enfermeiros e 11 técnicos de Enfermagem.
Os grupos disputaram pontos em um quiz sobre práticas assistenciais, protocolos institucionais e processo histórico da Enfermagem; competição do melhor nome de equipe, grito de guerra e mascote; caça à lamparina de Florence Nightingale; busca ao “impostor” e disputa de talentos.
Surpresa
Os enfermeiros e técnicos de Enfermagem da UPA foram surpreendidos pelos outros setores com uma homenagem no corredor da unidade. Os colegas de trabalho levaram uma estátua de anjo para a UPA, que tinha uma cesta de chocolate nas mãos, simbolizando o dom do cuidado que Deus deu aos profissionais da área.
A enfermeira Letícia Cavalcante comentou sobre a programação. “A Semana de Enfermagem foi muito boa pra todo mundo, porque a dinâmica acaba quebrando um pouco a rotina que a gente tem de plantões, que estão sendo bastantes cansativos! Além disso, faz com que todos interajam trabalhando em equipe”, disse a colaboradora do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na UPA Trapiche da Barra.