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Projeto busca agilizar os processos para reduzir o tempo de espera na UPA Trapiche da Barra
Porta de entrada para urgência e emergência do SUS – Sistema Único de Saúde, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento é um estabelecimento de saúde transitório, no qual o paciente deve ficar até 24 horas. E, quando esse período é ultrapassado, a unidade se vê atuando acima da capacidade, com superlotação. E, consequentemente, o paciente fica insatisfeito.
Para que essa experiência seja diferente, as UPAs gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió – Alagoas, implantaram a metodologia Lean.
A Lean nas UPAs é uma metodologia que proporciona constante eliminação do desperdício, eficiência na aplicação do dinheiro público e maior satisfação aos usuários do SUS. Ela contribui para otimizar processos e agilizar o atendimento de forma a possibilitar a redução no tempo de espera por atendimento e diminuição no período de permanência dos pacientes acolhidos.
Realidade essa que já pode ser vista como um dos principais resultados da implantação do projeto Lean na UPA Trapiche da Barra.
A UPA administradas pelo ISAC na capital alagoana é umas das 50 unidades de urgência e emergência de todo o Brasil escolhidas para fazer parte do segundo ciclo do projeto.
Uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, e executada em parceria com UFF – Universidade Federal Fluminense, a metodologia busca assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. A melhoria da aplicação dos processos resulta numa assistência mais resoluta e eficiente.
Processo de implantação
Nos últimos meses, a UPA passou por um processo de reestruturação e humanização do fluxo e atendimento a partir da implantação do projeto.
Nos últimos meses, a UPA passou por um processo de reestruturação e humanização do fluxo e atendimento a partir da implantação do projeto.
Agora, após o período de implantação, a unidade recebeu o Termo de Certificação do projeto.
“O fato é que o uso da abordagem de melhoria contínua Lean promove uma mudança de cultura em todas as UPAs. As equipes de melhoria estão fazendo uso da aplicação de ferramentas e métodos que agregam mais valor para os pacientes através da constante eliminação do desperdício na UPA, eficiência na aplicação do dinheiro público, economizado e dando maior satisfação aos usuários do SUS”, explicou o professor doutor Robisom Calado, coordenador do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense.
Eficiência na assistência
De acordo com a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Walma Marinho, o maior ganho da implantação da metodologia está na potencialização da capacidade de salvar vidas. Isso porque os fluxos e processos bem-sucedidos resultam em maior eficiência do acolhimento, redução no tempo médio de permanência e aumento do giro de leitos nas unidades.
“Na área da saúde, quando falamos de maior eficiência dos processos podemos traduzir em um maior número de vidas salvas. Dessa forma, quem mais ganha com a implementação dessas novas ferramentas é o beneficiário do SUS de Alagoas que conta com uma assistência de excelência em nossas unidades”, declarou.
Lean nas UPAs
O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió e está sob gestão compartilhada do ISAC. Ela é certificada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação como Nível 2 – Acreditado Pleno.