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O quantitativo foi 26% maior que o registrado pela unidade em 2021
Em 2022, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, realizou 185.028 atendimentos, sendo 96.925 consultas nas especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, bem como 88.103 procedimentos de apoio diagnóstico como exames laboratoriais, raio-X e eletrocardiogramas.
O quantitativo foi 26% maior que o registrado pela unidade em 2021, quando foram realizados 146.529 atendimentos.
Satisfação dos usuários
Com objetivo de ouvir pacientes e acompanhantes e entender como foi a jornada deles dentro da UPA Trapiche, desde a recepção até a finalização do atendimento, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão compartilhada da unidade mantém o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
A área é responsável por receber críticas, reclamações, sugestões e elogios e fazer as tratativas, quando necessário. O objetivo é manter a interação com os usuários para, assim, de maneira conjunta, assegurar a melhoria contínua dos serviços prestados.
Nos últimos 12 meses, a UPA Trapiche atingiu o percentual de satisfação de 99% dos pacientes assistidos na unidade. A secretária, Lucineide de Oliveira, buscou atendimento na unidade de urgência e emergência após um mal-estar súbito. Ela destacou a humanização no acolhimento como um dos pontos fortes na assistência prestada.
“Fiquei muito feliz com o atendimento que recebi. Ne, parecia que era uma unidade do SUS [Sistema Único de Saúde]. Todos os profissionais foram muito atenciosos. Gostei demais da forma com que fui tratada. Gratidão a todos da UPA”, agradeceu.
Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.
Acreditação Qmentum Internacional
A UPA Trapiche também fez parte das unidades da rede ISAC que conquistaram o selo Acreditado Diamond da Qmentum International. A conquista levou o ISAC a ser a primeira organização de saúde do Norte e Nordeste do país, e a segunda da América Latina, a ser acreditada como excelência internacional em Rede de Atenção à Saúde.
Por mais de um ano, a QGA – Quality Global Alliance monitorou e avaliou todo o funcionamento da UPA Trapiche conjuntamente com outras unidades gerenciadas pelo ISAC no Tocantins, Goiás e Alagoas. Foram analisadas a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede. E, na semana de 3 a 7 de outubro, a equipe de avaliadores da QGA visitou as unidades integrantes da rede para checar presencialmente o processo.
A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 40 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.
A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pela QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization.
A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas.
Para alcançar e manter esta importante conquista e estar presente neste grupo seleto, o time do ISAC se dedica há 11 anos implantando ações de melhoria e mudança da cultura organizacional.
Implantação do projeto Lean
Em 2022 também foi o ano que a UPA concluiu o processo de implantação do projeto Lean. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela UFF – Universidade Federal Fluminense, a metodologia executa fluxos de serviços de urgência e emergência e outras ferramentas para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado.
Entre os principais benefícios da aplicação da metodologia Lean nas UPAs está a redução do tempo médio de permanência dos pacientes na unidade.
“O fato é que o uso da abordagem de melhoria contínua Lean promove uma mudança de cultura em todas as UPAs. As equipes de melhoria estão fazendo uso da aplicação de ferramentas e métodos que agregam mais valor para os pacientes através da constante eliminação do desperdício na UPA, eficiência na aplicação do dinheiro público, economizado e dando maior satisfação aos usuários do SUS”, explicou o professor doutor Robisom Calado, coordenador do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense.
Seleto grupo de UPAs que fazem parte do projeto Lean
A UPA Trapiche da Barra fez parte do ciclo do projeto que beneficiou 50 unidades de todo o Brasil. Durante a implantação da metodologia, profissionais da unidade passaram por uma série de capacitações e adequações supervisionadas. O processo contou com visitas técnicas e o apoio de tutores da Universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento melhor. A diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Walma Marinho, destacou o aperfeiçoamento dos processos de acolhimento assistencial proporcionado pela ferramenta.
“Um dos grandes ganhos é a aplicação de ferramentas e estratégias de melhoria operacional para a adequação dos fluxos das unidades. Isso tem auxiliado nas mudanças e melhorias de fluxos de pacientes, focando na redução do tempo de espera extra, ou seja, aqueles em que o paciente não está em efetivo atendimento, mas em espera para atendimento. É um poderoso aliado no processo necessário para a conquista da excelência no atendimento da UPA”, conta a diretora.
Manutenção da certificação ONA
A UPA Trapiche da Barra também conquistou em 2022 a manutenção da certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno.
Para manter a certificação nível 2 concedida pela Organização Nacional de Acreditação, a unidade passou por um novo e criterioso processo de avaliação que validou a excelência dos serviços prestados dentro da unidade de saúde.
Lições de 2022
De acordo com Walma Marinho, diretora-geral da UPA, 2022 ensinou muitas lições ao time do ISAC que atua na unidade. Dentre elas, a confirmação de que é possível oferecer assistência à saúde com qualidade em cenários desafiadores.
“Foi um ano bastante desafiador. Fomos expostos a muitas dificuldades, mas com o esforço de cada membro que compõem o nosso time, conseguimos superar. A lição que fica é quem mesmo em meio aos desafios, com muito empenho e unidade, conseguimos seguir na trilha da melhoria contínua da assistência, sempre com humanização e tendo como prioridade a segurança do nosso paciente”, disse a gestora.
Sobre a unidade
Com capacidade para atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.
A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Possui porte III e oferta serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.
A UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.