Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ano também foi marcado pela manutenção do selo de acreditação ONA 2 – Acreditado Pleno e conquista do selo de acreditação Diamond da Qmentum International, atestando a qualidade e excelência em Rede de Atenção à Saúde
“Atendimento humanizado, realização de exames e uma preocupação real em descobrir as causas dos sintomas dos pacientes. Tudo relativamente rápido e com atenção”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados à UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió (AL), pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
O ano de 2023, para a UPA Trapiche da Barra, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, foi marcado, principalmente, por dois reconhecimentos: a manutenção do nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em maio, e a conquista do selo de acreditação Diamond pela Qmentum International, em outubro.
Já os números da UPA 24h foram de 177.521 procedimentos realizados, sendo 91.084 atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Odontologia, Ortopedia e Serviço Social, e 86.437 de SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico), que concentram os exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.
Ambos os selos de acreditação, assim como o total de atendimentos ofertados para a população de Maceió, são o resultado de muito trabalho e dedicação das equipes, segundo afirma Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.
“Este foi um ano desafiador, com mudanças no perfil do usuário, alta demanda e tempo de permanência. Contudo, percebemos o amadurecimento da equipe e a referência de uma unidade resolutiva, proativa e de desfechos com eficiência”, avalia Walma Marinho. “Tudo isso só foi possível pela dedicação e compromisso da equipe em garantir a segurança e qualidade dos processos e fluxos do cuidado com o paciente. E todo esse empenho está refletido na manutenção da ONA 2 e na acreditação QMentum”, destaca.
Excelência no Brasil e internacional
Em todo o Brasil, poucas unidades de saúde pública possuem o selo de acreditação ONA 2 – Acreditado Pleno e a UPA Trapiche da Barra é uma delas. A unidade foi certificada pela primeira vez em 2019, sendo a quinta UPA a receber o selo de acreditação, válido por dois anos. Na segunda avaliação, conquistou o selo Acreditado Pleno. E em 2023, manteve a acreditação.
A ONA possui mais de 20 anos de atuação e o seu reconhecimento comprova que a UPA Trapiche da Barra atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige, observando critérios como segurança, organização e gestão integrada de processos que conduzam à melhoria do cuidado para o paciente.
E além da ONA 2, a unidade maceioense também conquistou o selo de acreditação Diamond, o nível mais alto de classificação da Qmentum International, que avalia a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede.
A metodologia da instituição é realizada em mais de 40 países, sendo aplicado no Brasil pela QGA – Quality Global Alliance com foco na excelência dos serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde. Ao alcançar o nível Diamante, a unidade comprovou ter alta maturidade na cultura de segurança, fazer o uso de pesquisas e evidências para a tomada de decisões e compromisso com a melhoria contínua dos seus serviços.
“É durante os processos de acreditação que recebemos os feedbacks de empresas certificadoras renomadas e identificamos pontos cruciais de melhorias contínuas em busca de uma gestão eficiente e eficaz. E a fala e depoimentos dos usuários ainda mais, pois sempre somos elogiados e recebemos demonstrações de gratidão pelo atendimento e fluxo seguido pela nossa equipe”, acrescenta Walma Marinho.
Investimento e manutenção
Além dos selos de acreditação, a UPA Trapiche da Barra também investiu na sua infraestrutura. Foram realizadas a pintura geral do prédio, reforma das cadeiras, biombos e birôs da unidade, manutenção dos leitos, substituição das longarinas e dos computadores das áreas assistenciais, e aquisição de impressoras e coxins para suporte à equipe assistencial.
A UPA 24h também recebeu da Secretaria de Saúde de Maceió uma ambulância para o transporte de pacientes para a realização de procedimentos fora da unidade, mediante avaliação médica, e transferência para outras unidades hospitalares.
Também foram realizadas campanhas e eventos ao longo do ano, como as campanhas de conscientização do calendário do Ministério da Saúde, a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul. E ainda, as equipes assistencial, administrativa e apoio a gestão passaram por 76 treinamentos ao longo do ano.
Outro destaque da UPA Trapiche em 2023 é a manutenção das comissões de saúde, cujo objetivo é promover assistência de qualidade aos usuários. São elas: Comissão de Revisão de Prontuários (avalia a conduta dos profissionais para garantir que o paciente recebeu uma assistência de qualidade); Comissão de Verificação de Óbito (investiga os prontuários e avalia a conduta dos profissionais envolvidos para garantir que houve assistência de qualidade); Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (gerencia protocolos internos e realiza notificações compulsórias e controle de infecção); Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (auxilia a Segurança do Trabalho nas atividades diárias); Comissão de Farmácia e Terapêutica (promove o uso racional dos medicamentos, garantindo segurança e eficácia, e a revisão dos protocolos terapêuticos); e Núcleo de Segurança do Paciente (analisa e desenvolve notificações para melhorias do fluxo no cuidado com o paciente).
Sobre a UPA Trapiche da Barra
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.