Getting your Trinity Audio player ready...
|
Visita possibilitou a troca de experiência com a equipe da Central de Abastecimento Farmacêutico
Conhecer as instalações, bem como os processos de armazenamento, dispensação e controle dos insumos. Estes foram os objetivos da visita técnica realizada por colaboradoras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra à CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico da Santa Casa, Unidade Farol, em Maceió.
A CAF é o setor responsável por toda a cadeia logística do medicamento, desde o armazenamento e controle dos estoques, até a realização da gestão de compras de materiais hospitalares, recebendo, cadastrando e organizando o estoque para posterior distribuição.
“A CAF da Santa Casa é referência na administração de insumos em Alagoas e a ideia da visita foi identificar os fluxos utilizados para que possamos adaptar ou desenvolver técnicas que permitam uma gestão ainda mais eficiente do setor dentro da UPA Trapiche”, explicou Franciele Coelho, analista de Suprimentos da UPA Trapiche.
Durante a visita técnica, ela estava acompanhada da farmacêutica Layse Oliveira. As colaboradoras do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania foram recebidas pelo coordenador de Logística da CAF, Cristiano Braga.
Maior eficiência e segurança
Segundo Layse, para garantir a eficiência e segurança no setor da Farmácia, são necessárias medidas como seguir as orientações técnicas do fabricante para a conservação dos medicamentos, organizar os produtos de acordo com o prazo de validade e implantar fluxos para a identificação e localização dos itens do estoque.
“Na nossa unidade, utilizamos a tecnologia e as boas práticas preconizadas para garantir a qualidade e segurança ao paciente. E a todo momento estamos buscando medidas para aperfeiçoar e qualificar os procedimentos utilizados para oferecer um atendimento com cada vez mais excelência”, pontuou a farmacêutica.
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió e gerenciada pelo ISAC. Ela é a única UPA de Alagoas com o selo ONA 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação.