Quatro pessoas estão de pé, uma ao lado da outra. Todas estão de frente para câmera e usam máscara.

Comissão de Ética de Enfermagem da UPA Trapiche da Barra é empossada

Getting your Trinity Audio player ready...

Membros desempenham funções educativas e de orientação ao exercício ético

Foram empossados nesta segunda-feira, 20/09, os membros da CEE – Comissão de Ética de Enfermagem da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió. A cerimônia ocorreu no Coren – Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas. Com tempo de atuação de três anos, a Comissão é constituída por três profissionais de Enfermagem: presidente e secretário, ocupados por enfermeiros, e membro.

As Comissões de Ética de Enfermagem são colegiados representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições em que há serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais da área.

Fiscalização

A coordenadora assistencial da UPA, Caroline Leite, explica que a comissão de ética poderá ser acionada sempre que houver ilegalidade no exercício ético profissional e em casos de denúncia ou dúvidas. “Essa comissão tem um caráter orientador e fiscalizador. Ela deve zelar pela ética dos profissionais de Enfermagem, combatendo o exercício ilegal da profissão e notificando ao conselho as irregularidades, reivindicações, sugestões e infrações”, destacou.

O presidente do Coren-AL, Renné Costa, destacou que a comissão faz parte do processo de evolução da profissão de Enfermagem. “Somos a maior força de trabalho do país. Precisa-se entender de política para entender como vai acontecer a mudança e disseminar a força da Enfermagem como objetivo da comissão de ética”. 

Composição

O processo de eleição para criação da comissão, segundo a resolução do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, é sempre obrigatório, sempre que houver serviço de Enfermagem, a partir de 20 enfermeiros. Entre os critérios exigidos para integrar a CEE estão: vínculo empregatício na instituição de saúde; situação cadastral e financeira regular junto ao Coren de sua jurisdição; e ausência de condenação transitada em julgado em processo administrativo e/ou ético nos últimos cinco anos.

A composição da CEE da UPA Trapiche ficou da seguinte forma: enfermeiro José Jefferson Oliveira de Araújo como presidente; enfermeira Bruna Fonseca Soares como secretária; e o técnico de Enfermagem Danilo Wanderson Ferreira dos Santos como membro.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.