Getting your Trinity Audio player ready...
|
Colaboradoras femininas são maioria no ISAC, inclusive em cargos de destaque e liderança, e estão presentes em todas as unidades de Saúde sob gestão do Instituto; conheça a trajetória de Narita Brito e Walma Marinho
O Dia Internacional da Mulher é uma data histórica e representa a luta das mulheres por igualdade de oportunidades e direitos em todas as esferas da sociedade. E neste dia 8 de março, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió (AL), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, tem muito a comemorar.
Atualmente, as colaboradoras femininas representam 72% do quadro do Instituto, que, além do compromisso com a saúde pública de qualidade, também se destaca pela valorização das mulheres em cargos de liderança.
Para se ter uma ideia, as mulheres estão à frente de nove das onze unidades de saúde sob gestão do ISAC, que está presente, em março de 2024, nos estados de Alagoas, Bahia, Piauí e Tocantins, mais o Distrito Federal.
E dois exemplos inspiradores são as trajetórias de Narita Brito e Walma Marinho.
“Sempre fui batalhadora. Estudei e trabalhei muito para conquistar o meu espaço e ultrapassar fronteiras”, destaca Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra. “Nesses quatro anos trabalhando no ISAC, passei por quatro Estados, conheci pessoas e culturas, e pude evoluir tanto como profissional quanto como mulher”, acrescenta.
Formada em Direito e com graduação em Gestão Pública, e pós-graduação em Gestão em Saúde, Narita Brito ingressou no ISAC em setembro de 2020, onde assumiu como coordenadora administrativa na UTI COVID, em Gurupi (TO).
Seu desempenho chamou a atenção e Narita Brito recebeu o convite para trabalhar como diretora-geral na UPA Mansões Odisseia, em Águas Lindas de Goiás (GO), em 2021. Dois anos depois, aceitou o desafio de atuar como diretora administrativa no HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI).
E em 2024, Narita Brito arrumou as malas novamente, agora para assumir como diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, onde tem aplicado todo seu conhecimento, experiência e bagagem cultural.
“O ISAC me desafiou a ser uma pessoa e uma profissional melhor. Sair de casa para trabalhar em outro Estado foi um grande desafio”, revela Narita Brito. “O setor da Saúde tem uma prevalência de profissionais mulheres, porém, em muitas instituições, os cargos de lideranças são ocupados predominantemente por homens. E aqui no ISAC vivemos uma realidade diferente. Conquistei o meu espaço e hoje sou muito grata pelas oportunidades que surgiram”, avalia.
Reconhecimento e promoção
Quem também tem sido protagonista em cargos de liderança do ISAC é Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia, e que já assumiu a função na UPA Trapiche.
“O ISAC é uma grande escola que nos proporciona várias oportunidades. A cada novo passo, somos convidadas para novas conquistas”, pontua Walma Marinho. “O Instituto verdadeiramente enxerga o potencial e intelecto do profissional pelo seu trabalho, independente do gênero. Isso é muito gratificante para quem faz parte dessa equipe”, ressalta.
Assistente social e contabilista, com especialização em Gestão da Saúde e MBA em Gestão de Excelência em Saúde, Walma Marinho ingressou no ISAC em fevereiro de 2022, quando assumiu a Direção-Geral da UPA Trapiche da Barra.
O trabalho que desenvolveu nos dois anos à frente do pronto atendimento rendeu o convite para atuar como diretora-geral na UPA Santa Lúcia, também na capital alagoana, prevista para ser inaugurada no decorrer de março deste ano.
“Minha trajetória tem sido muito satisfatória, com uma grande troca de conhecimentos e conquistas de atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) com segurança e qualidade para o usuário”, afirma Walma Marinho. “Sabemos que ainda há muito preconceito no mercado de trabalho em relação às mulheres na liderança, mas devemos continuar enfrentando esses obstáculos para que possamos continuar crescendo e alcançando patamares cada vez mais altos”, pondera.
Em uma área onde muitas mulheres enfrentam um cenário desafiador para alcançar posições de destaque, o ISAC busca ser um exemplo a ser seguido tanto para a gestão em Saúde, quanto para a sociedade.
E neste Dia Internacional da Mulher, o ISAC reafirma seu compromisso em promover a igualdade de gênero e celebrar as conquistas e contribuições das mulheres, como Narita Brito e Walma Marinho, que nos inspiram e que lideram pelo exemplo.
Sobre a UPA Trapiche da Barra
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.