É a primeira reforma desde sua inauguração em fevereiro de 2016.
A Unidade de Pronto Atendimento do Trapiche da Barra inicia uma nova fase no acolhimento ao paciente com a reforma na sua estrutura física, fachada, recepção, registro de paciente e classificação, finalizada no dia 12 de dezembro de 2018.
Por iniciativa da gestão, o fluxo de pacientes foi alterado, visando o conforto e a segurança dos pacientes e dos funcionários. “O projeto seguiu estudos da engenharia hospitalar e foi concluído dentro do prazo planejado”, afirma Fabiano Pereira, engenheiro clínico da UPA.
Com esta reforma, a ideia é dar outra dinâmica ao fluxo de pacientes, respeitando ainda mais o protocolo de Manchester. “Nossa preocupação é com o tempo de resposta no atendimento ao paciente. Vamos ter controle desde a chegada até a saída desse paciente e a dinâmica empregada no acolhimento”, destaca Mariana Fragoso, diretora da unidade.
Além da alteração no layout do prédio, o registro do paciente, a partir da chegada dele é imediatamente assinalado no sistema, o que permite um maior controle no fluxo para a administração e também para o paciente. “O paciente vai poder acompanhar o tempo de atendimento dele com mais segurança e respeito ao fluxo de classificação”, conclui Sandra Gico, diretora técnica da UPA.
O usuário já é impactado com o uso do “toten” colocado na recepção como equipamento inovador no registro de chegada e com isso A UPA deve manter o mesmo padrão para uma unidade classificada como Porte III, atendendo os cerca de 350 pacientes por dia.
A unidade atende as especialidades de pediatria, clínica médica, ortopedia, odontologia e serviço social. A reforma incrementa ainda mais o sistema de acolhimento ao paciente, já realizado por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).
Em Maceió, 11 de dezembro de 2018-Migueltorres – MTB 580
Ascom UPA – webmail.isac.org.br – Miguel.torres@isac.org.br
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