Getting your Trinity Audio player ready...
|
Administrada pelo ISAC, unidade é a única de urgência e emergência de Alagoas com o selo de acreditação ONA
A nova secretária municipal de Saúde de Maceió, a médica Célia Fernandes, realizou uma visita técnica às instalações da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra.
Durante a visita, a gestora conheceu um pouco mais a estrutura física da unidade, bem como teve acesso aos fluxos e protocolos aplicados pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão da UPA.
A UPA24H Trapiche da Barra é a única unidade de urgência e emergência vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde em Alagoas a possuir o selo de acreditação concedido pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. O selo atesta padrões internacionais de qualidade e segurança nas instituições de saúde.
A secretária de Saúde foi acompanhada pelo gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, a diretora técnica Sandra Gico e a diretora-geral da UPA, Flávia Pontes.
”Pudemos apresentar um pouco da estrutura da unidade e, principalmente, do sistema de gestão assistencial no qual seguimos uma caminhada em que os processos, políticas e protocolos são bem definidos, compartilhados e com resultados mensurados”, explicou Vinicius Menezes.
Estrutura
Desde a inauguração, em 2016, a UPA24H Trapiche da Barra está sob a gestão do ISAC. A unidade é custeada pela Prefeitura de Maceió.
A UPA tem a capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, sendo referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região.
A unidade dispõe de 16 leitos entre observação e sala de emergência, além de consultórios, salas de procedimentos e de exames de laboratório, raio X e eletrocardiograma. O equipamento também possui toda estrutura para assistência das demandas odontológicas de urgência.
“São cinco anos de um trabalho que é notadamente reconhecido pela população de Maceió pela qualidade dos serviços prestados. Nosso objetivo é promover a melhoria contínua da assistência, baseado na humanização e segurança do paciente, para garantir o atendimento cada vez mais resoluto e de excelência”, destacou Flávia Pontes.