Getting your Trinity Audio player ready...
|
Colaboradores da unidade participaram de palestra orientativa no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
Homens também precisam cuidar da saúde e a campanha do Novembro Azul surgiu para reforçar esse comportamento. Por isso, a equipe da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió (AL), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, promoveu ações educativas durante o mês de novembro, com destaque para uma palestra, em 17 de novembro, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Com o tema “Câncer de próstata, vamos falar sobre isso”, conduzida por Jêbesson de Lima Silva, enfermeiro oncologista da UPA Trapiche da Barra, a palestra procurou retratar a importância de estar sempre atento aos sinais do corpo, além da realização de exames para um diagnóstico precoce e, consequentemente, aumento das chances de cura. Também foi abordado sobre as atitudes que podem prevenir o surgimento da doença, como alimentação saudável e prática de atividades físicas.
“A campanha do Novembro Azul promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina”, enfatiza Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra. “Portanto, durante o mês de novembro, a unidade se movimentou com o objetivo de chamar a atenção para esse movimento global em prol da saúde do homem, com palestra, cartazes nos corredores e ações para alcançar esse público o máximo possível”, destaca.
Prevenção ao câncer de próstata
A campanha do Novembro Azul tem sua origem na Austrália, em 2003, inspirado no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. O movimento busca chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico das doenças, em geral, que atingem a população masculina.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, cuja estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71.730 novos casos, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. E em Alagoas, a estimativa é de 930 novos casos por 100 mil habitantes, em 2023.
Idade avançada, histórico familiar e obesidade são os principais fatores de risco, enquanto que os exames de PSA e, principalmente, toque retal são os mais indicados para a detecção da doença. Por isso, a recomendação é procurar o médico urologista a partir dos 45 anos, se houver fator de risco, ou 50 anos, se sem estes fatores, para a realização desses e outros exames.
Sobre a UPA Trapiche
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.