A imagem mostra a fachada da UPA Trapiche. O prédio térreo, pintado de branco, com telhado metálico. Da esquerda para direita, as logomarcas da Prefeitura de Maceió, Governo do Estado de Alagoas, UPa 24 Horas e do ISAC.

Organização Nacional de Acreditação certifica a UPA Trapiche da Barra com o selo ONA 2

Getting your Trinity Audio player ready...

Certificação reconhece que a unidade atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas

O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania conquistou a acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió. A unidade é a terceira UPA do país a receber o selo e a única do Estado de Alagoas. A conquista será celebrada em uma cerimônia oficial no dia 09/07, às 9h, com transmissão ao vivo no canal do ISAC no YouTube.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a UPA passou por uma avaliação detalhada, realizada por uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.

Além de avaliar os critérios de segurança, a certificação também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a Instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.

“A acreditação do ISAC na UPA Trapiche da Barra é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da Instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Trabalho em equipe e atendimento humanizado

Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, a certificação é resultado do trabalho em equipe baseado em valores como humanização, integridade, qualidade e segurança do paciente.

“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motiva ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Nossos colaboradores da UPA continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a unidade, com foco na segurança do paciente”, relata Evane Corbacho, presidente do ISAC. Ela complementa: “Fazemos isso tendo como base o nosso Jeito ISAC de ser: íntegro, humano e transparente”.

A diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Flávia Pontes, comenta sobre a busca contínua da equipe em prol da excelência na assistência à saúde.

“Quando acreditamos em uma causa e a abraçamos, conseguimos alcançar o resultado desejado. Nosso time na UPA Trapiche da Barra tem feito isso. Eles acreditaram na saúde de excelência e segura. E a cada dia melhoraram. Essa melhoria contínua os fez evoluir e agora, que transformaram a jornada da qualidade em alicerce, fazem um voo ainda maior. Temos muito orgulho de cada um deles. Força, coragem, foco e determinação fazem parte de quem vocês são!”, comenta a gestora.

Certificação ONA

Em 2019, a UPA Trapiche da Barra conquistou o nível 1 da certificação da ONA. Na época, a unidade foi a quinta UPA a receber o selo no país e a primeira de Alagoas.

Um ano depois, a unidade demonstrou que é possível ter um ambiente de saúde seguro, humanizado e qualificado mesmo em períodos desafiadores como a pandemia do novo coronavírus.

Para o gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, a certificação vem mostrar que a gestão ISAc está na direção certa. “Em tempos desafiantes como este de pandemia que atinge a todos, receber esse reconhecimento é mais do que gratificante, é motivador. A ONA 2 chega para nos mostrar que devemos seguir colocando as pessoas em primeiro lugar e que podemos fazer saúde pública com excelência”, ressalta.

Serviços

Com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.

A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC. Possui porte III e oferta serviços de urgência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.

A sua infraestrutura conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos Covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo 11 para pacientes com Covid-19.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.