Colaboradores da UPA Trapiche da Barra aprenderam noções sobre princípio de incêndio e primeiros socorros em situação de emergência dentro na unidade. (Foto: Divulgação)

Colaboradores da UPA Trapiche da Barra participam de treinamento de brigada de incêndio

Getting your Trinity Audio player ready...

Para preservar a vida dos pacientes e a própria, colaboradores da UPA Trapiche da Barra aprenderam noções sobre princípio de incêndio e primeiros socorros em situação de emergência dentro na unidade

Emergências acontecem sem avisar, inclusive em unidades de saúde, por isso é bom estar preparado para qualquer ocasião. Este é o princípio do treinamento “Brigada de Incêndio em Serviços de Saúde”, realizado, no último fim de semana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

A ação faz parte do Plano de Atendimento a Emergências, elaborado para habilitar profissionais a como reagir às emergências que podem acontecer nas dependências da unidade, visando preservar as instalações e, principalmente, a própria vida e dos pacientes.

O treinamento é voltado para os profissionais da UPA Trapiche da Barra saberem como agir em caso de emergências nas dependências da unidade. (Foto: Divulgação)
O treinamento é voltado para os profissionais da UPA Trapiche da Barra saberem como agir em caso de emergências nas dependências da unidade. (Foto: Divulgação)

Na ocasião, um grupo de colaboradores da unidade aprendeu noções sobre princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros diante deste cenário, permitindo que reconheçam e avaliem a situação, e reajam de forma rápida e eficaz.

“Foi uma experiência única e incrível, e agora me sinto segura e preparada para atuar na prevenção e no combate direto a incêndios, se houver uma emergência como esta. Gratidão a Deus e toda equipe da UPA Trapiche da Barra pelo treinamento e profissionalismo”, destaca Juliana Berto, técnica em Radiologia no setor de raio-x na unidade.

Além do treinamento, houve também uma simulação de evacuação do Plano de Atendimento a Emergências, junto à Defesa Civil de Maceió. (Foto: Divulgação)
Além do treinamento, houve também uma simulação de evacuação do Plano de Atendimento a Emergências, junto à Defesa Civil de Maceió. (Foto: Divulgação)

O treinamento foi conduzido pelos técnicos em Segurança do Trabalho, Alan Estevam, que atua na UPA Trapiche da Barra, e Lemuel Gusmão, que também é bombeiro civil e instrutor brigadista, e contou com um cenário montado para se aproximar de uma situação real, atendendo vários tipos de pacientes. 

“O plano apresenta a estrutura para o atendimento a eventuais emergências que possam ocorrer nas instalações da UPA Trapiche da Barra, possibilitando intervenções rápidas e eficazes em emergências reais, visando preservar a integridade física dos pacientes, colaboradores e de todas as instalações da unidade”, explica Estevam.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.