Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para preservar a vida dos pacientes e a própria, colaboradores da UPA Trapiche da Barra aprenderam noções sobre princípio de incêndio e primeiros socorros em situação de emergência dentro na unidade
Emergências acontecem sem avisar, inclusive em unidades de saúde, por isso é bom estar preparado para qualquer ocasião. Este é o princípio do treinamento “Brigada de Incêndio em Serviços de Saúde”, realizado, no último fim de semana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
A ação faz parte do Plano de Atendimento a Emergências, elaborado para habilitar profissionais a como reagir às emergências que podem acontecer nas dependências da unidade, visando preservar as instalações e, principalmente, a própria vida e dos pacientes.
Na ocasião, um grupo de colaboradores da unidade aprendeu noções sobre princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros diante deste cenário, permitindo que reconheçam e avaliem a situação, e reajam de forma rápida e eficaz.
“Foi uma experiência única e incrível, e agora me sinto segura e preparada para atuar na prevenção e no combate direto a incêndios, se houver uma emergência como esta. Gratidão a Deus e toda equipe da UPA Trapiche da Barra pelo treinamento e profissionalismo”, destaca Juliana Berto, técnica em Radiologia no setor de raio-x na unidade.
O treinamento foi conduzido pelos técnicos em Segurança do Trabalho, Alan Estevam, que atua na UPA Trapiche da Barra, e Lemuel Gusmão, que também é bombeiro civil e instrutor brigadista, e contou com um cenário montado para se aproximar de uma situação real, atendendo vários tipos de pacientes.
“O plano apresenta a estrutura para o atendimento a eventuais emergências que possam ocorrer nas instalações da UPA Trapiche da Barra, possibilitando intervenções rápidas e eficazes em emergências reais, visando preservar a integridade física dos pacientes, colaboradores e de todas as instalações da unidade”, explica Estevam.