Os técnicos em Análises Clínicas atuam nos laboratórios dos pronto atendimentos, onde fazem a coleta e o processamento de materiais biológicos para auxiliar no diagnóstico médico. (Foto: Divulgação)

Técnico em Análises Clínicas: conheça a importância deste profissional na UPA Trapiche da Barra

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Os técnicos em Análises Clínicas atuam nos laboratórios dos pronto atendimentos, onde fazem a coleta e o processamento de materiais biológicos para auxiliar no diagnóstico médico; saiba mais sobre essa profissão 

Na área da Saúde, o profissional Técnico em Análises Clínicas, também conhecido como Técnico de Laboratório, possui uma significativa importância nos serviços de urgência e emergência das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). E para ressaltar sua relevância, no dia 6 de setembro é celebrado o Dia do Técnico em Análises Clínicas.

Esses profissionais atuam na execução e auxílio das atividades padronizadas pelos laboratórios, ou seja, coletam e processam materiais biológicos com o objetivo de fornecer, com a análise do biomédico, informações que apoiem os diagnósticos médicos e, através do resultado das análises, indicar o melhor tratamento ou medicamento ao paciente.

“Os técnicos em Análises Clínicas estão longe de serem coadjuvantes nesse processo, uma vez que atuam como ponte entre os pacientes e os biomédicos”, destaca Ygor Araújo, biomédico e supervisor do laboratório da UPA Benedito Bentes, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). “São esses profissionais que estão em contato com as queixas que os pacientes trazem no ato da coleta, e os tratam de maneira empática e acolhedora em um momento de fragilidade”, enfatiza.

Competências técnicas e comportamentais

Ainda de acordo com o biomédico, os profissionais de Análises Clínicas precisam ter competências técnicas e comportamentais para garantir a excelência no atendimento em um serviço de urgência e emergência.

Essas competências técnicas se referem à coleta de materiais biológicos e realização das atividades laboratoriais de maneira padronizada, em conformidade com os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do setor. Já as competências comportamentais se concentram na comunicação assertiva, postura empática, bom relacionamento interpessoal, ética e agilidade.

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