Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre os principais benefícios da aplicação da metodologia Lean está a redução do tempo médio de permanência dos pacientes na unidade
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, unidade administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió, concluiu o processo de implantação do projeto Lean.
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela UFF – Universidade Federal Fluminense, a metodologia executa fluxos de serviços de urgência e emergência e outras ferramentas para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado.
Entre os principais benefícios da aplicação da metodologia Lean nas UPAs está a redução do tempo médio de permanência dos pacientes na unidade.
Passo a passo
A UPA Trapiche da Barra fez parte do ciclo do projeto que beneficiou 50 unidades de todo o Brasil. Durante a implantação da metodologia, profissionais da unidade passaram por uma série de capacitações e adequações supervisionadas. O processo contou com visitas técnicas e o apoio de tutores da Universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento melhor. A diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Walma Marinho, destacou o aperfeiçoamento dos processos de acolhimento assistencial proporcionado pela ferramenta.
“Um dos grandes ganhos é a aplicação de ferramentas e estratégias de melhoria operacional para a adequação dos fluxos das unidades. Isso tem auxiliado nas mudanças e melhorias de fluxos de pacientes, focando na redução do tempo de espera extra, ou seja, aqueles em que o paciente não está em efetivo atendimento, mas em espera para atendimento. É um poderoso aliado no processo necessário para a conquista da excelência no atendimento da UPA”, conta a diretora.
Lean nas UPAs
O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió e está sob gestão compartilhada do ISAC. Ela é certificadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação Nível 2 – Acreditado Pleno.