Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação valoriza os profissionais que trabalham no enfrentamento à pandemia de Covid-19
A ciência comprova: ouvir uma música agradável faz bem, pois estimula a produção de dopamina: conhecida como o “neurotransmissor do prazer”. E a banda do Exército Brasileiro tem proporcionado momentos de relaxamento e esperança para quem está nas unidades quatro unidades gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, em Alagoas.
Cerca de 20 músicos do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada participam da iniciativa. Com instrumentos de sopro e percussão, os militares tocam um repertório bem eclético – do samba ao pop internacional – por cerca de uma hora.
“A iniciativa é essencial para valorizar os profissionais da saúde, fundamentais para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. É um gesto de gratidão, por tudo que eles tem feito, e um incentivo para a continuidade da presetação do serviço”, ressalta o sargento Wanderley Medeiros, representante do Exército na oportunidade.
Os benefícios desse som, que traduz o sentimento de gratidão da população, duram muito mais. Para quem está no front dessa batalha contra o coronavírus, o momento foi como uma trégua, em meio à guerra.
“Tenho profunda admiração pela banda do Exército, que nos agraciou com uma belíssima apresentação. Isso enche nossos corações com boas energia deixa o plantão mais leve, pois a música eleva nosso espírito. Por alguns minutos nos sentimos abraçados, mesmo sem o contato físico”, relata a enfermeira Joelba Neyder, da UPA Trapiche.
As apresentações acontecem na área externa das unidades (no estacionamento), sem aglomeração e com os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Os locais permitem que os pacientes e acompanhantes também participem do momento, acompanhando as músicas. Como atuam em uma área essencial, os profissionais dos serviços administrativos também não param. Pelo contrário: se dedicam ainda mais para não deixar faltar nada e garantir a boa prestação de serviços à população.
“Nesse momento que passamos a correria das atividades diárias e o cuidado com nossos pacientes está bem mais intensa. Uma apresentação como essa acalenta a todos nós, colaboradores. Saber que há pessoas que se colocam no lugar do outro e fazem boas ações renova as nossas forças para continuar as batalha”, comemora Aline Almeida, coordenadora Administrativa da UPA Trapiche.
INSTITUTO ISAC
Em Alagoas, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, é responsável pela gestão das UPAs Benedito Bentes, Trapiche, Irmã Dulce (Marechal Deodoro) e Hospital Geral Ib Gatto Falcão (Rio Largo). As apresentações vão continuar, mas não haverá divulgação das datas e horários das apresentações para evitar eventuais aglomerações.
O Portal Gazeta Web também escreveu uma matéria sobre o evento. Confira: gazetaweb.globo.com
[