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Metodologia impactará na melhoria dos fluxos e do acolhimento nas unidades alagoanas
As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, ambas localizadas em Maceió, foram selecionadas e convidadas pelo Ministério da Saúde para participarem do projeto LEAN.
“LEAN” é uma metodologia de atendimento e de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades. Na tradução livre, a palavra lean quer dizer enxuto em português.
O projeto faz parte do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A proposta busca levar inovação para a saúde e capacitar as equipes das UPAs 24h. A UFF – Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, também será parceira da ação.
“É um projeto que usa uma abordagem colaborativa e humanizada para melhorar o nosso fluxo contínuo do processo de acolhimento, agregando valor e aumentando a qualidade do serviço que prestamos”, destaca Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.
O período de implantação do projeto passa por duas fases: a de visitas técnicas presenciais nas unidades e a de monitoramento dos resultados alcançados. Os profissionais das UPAs terão a rotina acompanhada de perto pelos assessores técnicos do projeto que devem, ainda, verificar
os procedimentos estabelecidos nas unidades participantes.
“Uma das ferramentas do projeto é criar a cultura da disciplina e gerar oportunidades para melhorias, aplicando soluções”, comemora Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.
Em breve, o Ministério da Saúde deverá divulgar o calendário com as programações do projeto.
Reconhecimento
As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Recentemente, a organização social conquistou a acreditação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno na UPA Trapiche da Barra. A unidade é a terceira UPA do país a receber o selo e a única do Estado de Alagoas.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a UPA passou por uma avaliação detalhada, realizada por uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.
Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade, a segurança na assistência prestada e a gestão integrada entre os processos.