Getting your Trinity Audio player ready...
|
Começou a campanha em conjunto com o HEMOAL sobre a importância de doação de medula.
Orientou-se e sensibilizou-se os funcionários, população e usuários da UPA Trapiche da Barra sobre a importância da doação voluntária de medula óssea, em seguida a realização do cadastro dos voluntários e a coleta de amostra sanguínea (apenas 05ml de sangue). Esta amostra segue para o REDOME (REGISTRO PARA DOADOR DE MEDULA ÓSSEA). A amostra será submetida a uma pesquisa de compatibilidade genética entre o possível doador e os pacientes. Caso a amostra seja compatível, através do cadastro, o REDOME entra em contato com o possível doador para realização do reteste. Sendo 100% compatível com o paciente receptor, o Governo Federal e Ministério da Saúde custeiam 100% dos gastos para o transporte e para o acompanhamento.
Com duas semanas a medula óssea estará reposta no organismo do doador e assim ele já estará pronto para nova doação em caso de compatibilidade.
Hoje a compatibilidade é de 100.000 a 200.000, a nível internacional.
Existem diversos benefícios para os doadores. Com 03 meses de cadastro, a pessoa recebe a carteirinha de doador, o que possibilita a isenção em concursos públicos federais.