Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC participou, através das suas Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA Trapiche, UPA Benedito Bentes e UPA Cidade Nova), nos dias 20 e 21 de agosto de 2019 de um evento promovido pelo Hospital Sírio-Libanês, IHI, ILAS e Ministério da Saúde.
O evento foi um encontro presencial de um projeto de apoio ao SUS de capacitação para identificação e tratamento precoce da Sepse (infecção generalizada) em pacientes adultos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H) com o apoio do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS). O evento contou com a participação de 60 UPAs de 15 estados e do Distrito Federal.
Antes do encontro presencial, a equipe do Sírio-Libanês já realizou visitas de diagnóstico em sete UPAs indicadas pelo Ministério da Saúde para compreender sua condição e, assim, programar as medidas necessárias para desenvolvimento do projeto e entender a metodologia de trabalho.
Nas visitas realizadas nas unidades de saúde sob gestão do ISAC, a equipe do projeto pôde visualizar a metodologia de trabalho, que foca em qualidade e segurança ao paciente e ver algumas ferramentas utilizadas pelo Instituto funcionando na prática diária. Uma ferramenta importantíssima de alinhamento de comunicação, atividades, melhoria contínua e que valoriza os colaboradores é o UPADay.
O UPADay é um encontro diário, rápido (até 15 minutos) com colaboradores e lideranças de todos os setores da unidade, respondendo questões pré-definidas um checklist que abrange as dimensões da segurança, qualidade, pessoas e celebração, realizado com todos em pé e na área assistencial.
Dr. José Mauro Vieira Junior, Diretor do Instituto de Qualidade e Segurança do Hospital Sírio-Libanês expressou sua opinião sobre o UPADay: “… é um movimento inacreditável, eu não tenho isso no meu Hospital, pouca gente tem, vocês têm isso nas UPAs de vocês.”
O UPADay foi considerado uma ferramenta importante para as práticas de qualidade e segurança e, pelo seu valor, foi destaque nas falas da equipe do IHI.
Dr. Paulo Borem, Diretor Sênior do IHI para a Região da América Latina e especialista em Melhoria e destacou a relevância da iniciativa do ISAC com o UPADay: “Fiquei muito surpreso, de forma positiva, que vocês já estão usando essas ferramentas que viemos aqui compartilhar e vocês agora são professores desse tema, parabéns pelo trabalho que vocês realizam.”
As equipes do ISAC foram convidadas para explicar, demonstrar e se comprometer em auxiliar as outras UPAs do Brasil a implementar a ferramenta em suas unidades. Daniel Peres, gerente de projetos nas regiões da América Latina e Europa da IHI, comentou: “Estávamos trazendo a teoria do que chamamos de reunião diária, que estava difícil de explicar, ai encontramos os exemplos do UPA Benedito Bentes e Trapiche da Barra que exemplificaram muito melhor do que a gente poderia.”
Dr. Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC comentou sobre o reconhecimento do UPADay: “Mostra que estamos no caminho certo em focar em qualidade e segurança do paciente, valorizar os colaboradores e inovar de maneira simples, mas impactante para o nosso propósito!”
A ferramenta exemplifica bem o jeito ISAC, eficiência na gestão administrativa com assistência segura e de qualidade.